Artigo publicado por AlmeidaCar no dia 21/05/2012

A BMW vai estrear a Série 3 Touring e o novo Série 1 de três portas no salão Auto Mobil International, que se realiza em Leipzig no início de Junho. Em estreia europeia estarão o M6 Cabrio e o renovado X1

Inicia-se no próximo dia 2 de Junho o Auto Mobil International, em Leipzig, na Alemanha. A BMW aproveitará esta oportunidade para fazer a estreia mundial dos novos Série 3 Touring e Série 1 de três portas. No certame estarão ainda presentes, em estreia europeia, o renovado X1 e a variante descapotável do M6.

Uma das grandes novidades será a apresentação mundial do Série 3 Touring, que está maior que a anterior, e garante mais espaço para os ocupantes e carga. Nesta nova geração o portão traseiro passa a ter abertura automática (parte do pack Comfort Access) e a janela do óculo traseiro abre separadamente. À disposição estarão três pacotes de equipamento – Sport Line, Luxury Line e Modern Line – e o opcional pacote M Sports. A gama será composta por três modelos, todos dotados de tecnologia TwinPower Turbo: o 328i, um quatro cilindros de 245 cv; o 320d, munido do 2.0 Diesel revisto com 184 cv; e o 330d, cujo seis cilindros também foi revisto e anuncia agora 258 cv de potência.

Além da carrinha do Série 3, a variante de três portas do Série 1 também fará a sua primeira aparição ao público e revelará a primeira variante a gasolina da gama M Performance: o M135i. A variante de 3 portas do pequeno BMW está também maior que a antecessora; assim como ostenta vias mais largas (51 mm na frente e 72 mm na traseira), o que faz prever predicados mais desportivos e uma agilidade acrescida face à geração actual. Dentro desta gama, destaque para o M135i – o primeiro modelo da divisão M Performance a contar com um motor a gasolina – que monta um 3.0 com seis cilindros em linha de 320 cv e 450 Nm. Destaque ainda para a nova motorização de acesso à gama, o 114i, que conta com os préstimos de um motor a gasolina de 102 cv.

Em estreia europeia estará o M6 Cabrio, dotado de uma capota de tecido, com uma arquitectura do tipo “barbatana”. O desenho da carroçaria do M6 revela uma nova entrada de ar dianteira, com patilhas optimizadas aerodinamicamente e divisórias verticais duplas na grelha frontal em rim. A animar esta proposta desportivas está um motor 4.4 V8 com dois turbos Twin Scroll e injecção directa, de 560 cv e 680 Nm, valores, respectivamente, 10% e 30% maiores que na geração anterior.
Dotado destes argumentos, o M6 Cabrio cumpre os 0-100 km/h em 4,3s, a caminho de uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h, mas que pode ascender aos 305 km/h com o opcional M Driver’s Package.

Por fim, o renovado X1, que chega a Portugal em Julho, também marcará presença na mostra alemã, depois da estreia mundial no Salão de Nova Iorque. COM mudanças de pormenor (pára-choques, entrada de ar inferior; contorno dos faróis e grupos ópticos), a grande novidade reside no facto de, pela primeira vez, o X1 disponibilizar diferentes linhas de estilo. Além da versão básica, a marca disponibiliza as linhas xLine, que enfatiza a versatilidade e a robustez do X1, e a Sport Line, que se foca em acentuar a sua agilidade e capacidades dinâmicas. No que toca às motorizações merecem nota os TwinPower Turbo e a caixa automática de oito relações, única no segmento. Os sistemas Auto Start-Stop e de regeneração da energia, como o modo ECO PRO estão disponíveis numa gama mais alargada de motores, que é composta por três unidades a gasolina e cinco Diesel, com potências entre os 116 cv e os 245 cv.

in: Automotor