Artigo publicado por AlmeidaCar no dia 10/11/2012

Que ocorrem situações em que as companhias de seguros têm responsabilidade e tentam por todos os meios pagar o mínimo que puderem, isso já todos sabem.

Mas agora, é preciso ter em atenção que muitas das vezes as companhias também têm alguma razão e com base nessa razão, as companhias de seguros não serão obrigadas a indemnizar caso fique provado o não uso do cinto de segurança e a não utilização da fixação da cadeira de bebé.
Esta foi a posição do Tribunal de Justiça da União Europeia, c que decidiu penalizar todos os sinistrados que não usem correctamente o cinto de segurança e a cadeira de bebé e ao mesmo tempo reforça o apoio à Associação Europeia de Automobilistas, que salienta a importância da sua utilização.

Assim, fica decidido que a partir deste momento, as companhias de seguros não terão de pagar indemnizações sobre qualquer lesão decorrente de acidentes em que estas regras não sejam cumpridas. Com esta posição, o Tribunal Europeu reduz desta forma a responsabilidade civil em sinistros.

Mesmo sendo o seu uso (cinto de segurança) obrigatório, hoje em dia a causa de 23% dos mortos deve-se ao não uso do mesmo.
Não se esqueça! A partir de hoje não há direito a indemnização se ficar provado a não utilização do cinto de segurança e cadeira de bebé.

Fonte: Automóveis Online