Artigo publicado por AlmeidaCar no dia 08/05/2012

A marca japonesa anunciou a criação da primeira tecnologia mundial de avaliação de potencial de congestionamento de tráfego. Com este sistema, a Honda espera ajudar a diminuir os engarrafamentos e majorar a economia de combustível.

Em parceria com o centro de pesquisa do departamento de ciência de tecnogia avançada da Universidade de Tóquio, a Honda realizou estudos experimentais que demonstram que o sistema consegue aumentar em 23% a velocidade média e melhorar em 8% a eficicência do consumo de combustível dos veículos.

A tecnologia foi desenvolvida, partindo do principio que o comportamento do acelerador – aceleração e desaceleração – pode influen ciar o comportamento dos veículos que circulam atrás e por consequência, os focos de congestionamento de trânsito. Por isso, o sistema monitoriza os padrões de aceleração e desaceleração do veículo, determinando se o comportamento do mesmo é passível de criar tráfego adicional.

Com base nesses cálculos, o sistema fornece ao condutor a informação adequada para encorajar uma condução mais suave que reduza a intensidade das acelerações e desacelerações dos veiculos que circulam atrás. A informação é fornecida através de um painel colorido.

Este sistema, adicionado a outros como o “cruise control” adaptativo, permite reduzir o consumo de combustível. Com maior eficácia nos consumos e na redução dos tempos de utilização dos veículos, consegue-se também uma boa contribuição para a redução das emissões de CO2 e uma diminuição dos acidentes.

in: Auto Sapo